Hardware Livre: Impressora 3D de metais de código aberto
Como é baseada em uma máquina de solda, a impressora 3D de objetos metálicos exige cuidados de segurança.[Imagem: Chenlong Zhang]

Máquinas de projeto e código aberto

Os projetos livres de impressoras 3D já permitem que você construa sua própria fábrica em casa há algum tempo.

A limitação é que você pode fazer qualquer coisa desde que seja algo de plástico.

Mas, e que tal construir uma peça metálica – um tambor de freio para o seu carro, a peça de uma máquina de lavar roupas que você não encontra mais no comércio ou algo parecido?

Isto agora também já é possível, e graças à mesma equipe do Dr. Joshua Pearce, da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, um dos principais idealizadores da chamada Era das Máquinas Livres.

Como sempre acontece no campo open-source – seja do software livre ou do hardware livre – a impressora 3D de metais é um trabalho em desenvolvimento. No estágio atual, ela é capaz de "imprimir" apenas peças simples, como engrenagens.

Mas, como o projeto e os softwares de controle são abertos e estão disponíveis gratuitamente, todos os interessados podem começar a melhorá-la.

"Dentro de um mês, alguém fará uma melhor do que a nossa," avalia o Dr. Pearce.

Impressora de metais

Segundo Pearce, a impressora 3D de metais pode ser construída juntando equipamentos que custam por volta de US$1.500,00.

Em vez de cabeças de impressão, como as que injetam os polímeros nas impressoras 3D tradicionais, esta usa um equipamento de solda MIG, que vai depositando as camadas de metal derretendo eletrodos.

Isso implica que, diferentemente das bem comportadas impressoras 3D de materiais plásticos, a impressora 3D metálica emite milhões de fagulhas por todos os lados, exigindo todos os cuidados e o treinamento necessário para lidar com soldagem.

"Eu realmente não sei se estamos maduros o suficiente para lidar com isso. Mas eu acho que, com a abordagem de código aberto, estamos à beira de uma sociedade pós-escassez, tipo Jornada nas Estrelas, em que ‘replicadores’ podem criar uma vasta gama de objetos sob demanda, resultando em riqueza para todos a um custo muito baixo. Muito em breve, seremos capazes de fazer praticamente qualquer coisa," vislumbra o Dr. Pearce.

O projeto da impressora 3D de objetos metálicos pode ser encontrado no endereço www.appropedia.org/Open-source_metal_3-D_printer.