Estão abertas as inscrições do prêmio Para Mulheres na Ciência, realizado pela empresa L’Oréal em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC).

É a oitava edição brasileira da premiação, que tem por objetivo incentivar a presença da mulher na linha de frente do conhecimento e garantir visibilidade ao trabalho das pesquisadoras, além de oferecer condições favoráveis para a continuidade de projetos por meio do auxílio financeiro. As interessadas têm até 13 de maio para se inscrever.

Podem participar pesquisadoras das áreas de ciências biomédicas, biológicas e da saúde, ciências físicas, ciências matemáticas e ciências químicas.
Cada profissional vencedora recebe bolsa-auxílio no valor equivalente a US$ 20 mil. O programa, lançado em 2006, já contemplou 47 jovens cientistas no país, distribuindo mais de R$ 1,9 milhão em bolsas.

O júri é presidido pelo professor Jacob Palis, presidente da ABC, e conta com um especialista da Unesco, um da L´Oréal e oito pesquisadores membros da academia. Entre eles está Marcelo Viana, do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), organização social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Acesse o site do programa.

22/03/2013 – 17:40