INPI lança sistema online de pedido de patentes durante Congresso

Rio de Janeiro (15 de março) – O e-Patentes será lançado pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) na abertura do seu primeiro Congresso, que acontece no Rio de Janeiro, entre os dias 19 e 21 de março. O sistema contribuirá para reduzir pela metade o prazo de concessão do certificado. “Com essa novidade, esperamos estimular a inovação tecnológica e aumentar os pedidos de patente no país”, declarou o presidente do INPI, Jorge Ávila. Durante o evento também serão anunciadas outras estratégias de melhoria operacional e debatidas as metas do Instituto para os próximos anos.

O sistema de pedido de patentes via Internet é simples e funciona de maneira similar ao procedimento realizado em papel, com a vantagem de apontar na hora os possíveis erros de preenchimento, evitando a demora no processo, além de permitir que o pedido seja realizado de qualquer lugar. O método é rápido, prático e totalmente seguro, garantindo a inviolabilidade das informações enviadas. Ao final do procedimento, o sistema emite um comprovante com um código QR que permite acompanhar o andamento do pedido. O e-Patentes foi o vencedor do XI Prêmio Excelência em Governo Eletrônico (e-Gov) 2012.

Com o intuito de ampliar a participação interna e externa no planejamento estratégico, durante o Congresso serão debatidas as metas do Instituto para o biênio 2013-2014 e para o decênio 2013-2022. “Para construir o INPI que sonhamos é preciso discutir e este será um momento importante de reflexão sobre os desafios e caminhos do Instituto e do sistema brasileiro de propriedade industrial”, acrescentou Ávila.

O programa Patente Verde, articulação regional, inserção estratégica do Brasil no sistema global de Propriedade Intelectual (PI) e promoção e uso estratégico da PI são mais alguns temas da programação. O evento contará com a participação de autoridades governamentais, especialistas, servidores e representantes da sociedade e dos setores empresarial e acadêmico.

Quiosques temáticos apresentarão serviços e projetos do INPI

Ao longo dos três dias de Congresso, dez quiosques temáticos oferecerão explicações e demonstrações sobre serviços e projetos do INPI. Os temas variam de novidades como o e-Patentes, o Centro de Mediação e Arbitragem, o Observatório do INPI e a Academia de Propriedade Intelectual, até serviços mais tradicionais, como os registros de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas.

Congresso do INPI
Data: de 19 a 21 de março de 2013
Horário: das 8h30 às 20h (primeiro dia); das 9h às 18h (segundo dia); das 9h às 17h (terceiro dia)

Local: Centro de Convenções Sulamérica
Endereço: Av. Paulo de Frontin, nº1, Cidade Nova – Rio de Janeiro

Fonte: Site do INPI

Mais informações para a imprensa:
Coordenação Geral de Comunicação – CGCOM / INPI

Afonso Camargo / Marcelo Chimento / Maratan Marques / Graciela Bittencourt
Tel: (21) 3037-3232 / 3037-3244 / 3037-3231