O Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) promove, de 6 a 17 de maio, Escola de Altos Estudos em Genômica Funcional: ênfase em análise computacional de dados de sequenciamento de nova geração. As atividades serão realizadas por convidados estrangeiros e brasileiros.

A Escola contará com palestras sobre aplicações da genômica funcional nos mais variados sistemas biológicos, as quais serão ministradas todas as manhãs e abertas ao público sem necessidade de inscrição, além de aulas práticas sobre análise computacional de dados de sequenciamento de nova geração, ministradas todas as tardes, com participação restrita a alunos inscritos no curso.

As inscrições podem ser feitas até 30 de março de 2013 no site do evento.

EAE
A Escola de Altos Estudos (EAE) consiste em atividade de cooperação acadêmico-internacional na forma de cursos de curta duração. Parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), a EAE se desenvolve com recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que destina até R$ 150 mil para cada curso. O montante é empregado em passagens aéreas, hospedagem e apoio operacional. Todos os cursos são documentados e passam a integrar o acervo da agência.

Os cursos ministrados pelos especialistas estrangeiros têm curta duração e somam créditos para o programa de pós-graduação dos participantes. A Capes incentiva a formação de consórcios entre universidades para ampliar o acesso aos eventos. Quando possível participar via internet ou teleconferência, o curso também deve contabilizar créditos.

(Com informações da UFRJ)

by guilherme.oliveira (Coordenação de Comunicação Social da Capes)