Será lançado nesta quinta-feira (02), às 9h30, na Câmara dos Deputados em Brasília (DF), o livro Inovações tecnológicas no Brasil – desempenho, políticas e potencial. A obra, publicada pela editora Cultura Acadêmica, é uma coletânea de análises de gestores na área de ciência e tecnologia sobre a problemática que envolve o desenvolvimento de pesquisa no Brasil, especialmente na área da saúde. Durante o evento, será realizado o painel “Inovação no Brasil em perspectiva comparada”, que terá como palestrantes Brito Cruz e o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCT), Glauco Arbix, que também é um dos autores do livro.

Entre os autores dos artigos reunidos na publicação estão o diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Carlos Henrique de Brito Cruz, e o professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e membro da Coordenação Adjunta de Pesquisa para Inovação, Sérgio Robles Reis de Queiroz.

Brito Cruz é autor de um capítulo sobre recursos humanos para a ciência e tecnologia, em que chama a atenção para a baixa inserção de pesquisadores em empresas brasileiras. Por sua vez, Queiroz escreveu um artigo sobre atração de investimentos para inovação, em que argumenta que a atratividade do país para pesquisa e desenvolvimento ainda é baixa, mesmo com algumas melhorias realizadas nos últimos anos.

Os organizadores da publicação são o professor de relações internacionais da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo e diretor da Prospectiva Consultoria, Ricardo Ubiraci Sennes, e o presidente executivo da Interfarma, Antonio Britto Filho.

O livro será lançado em uma cerimônia que deverá contar com a presença do ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, e do presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados, Bruno Araújo.

O lançamento do livro ocorrerá no Plenário 13, Anexo II, da Câmara dos Deputados, localizado na Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF).

Fonte MCT