Em São Paulo, estão disponíveis 1.700 vagas para profissionais.
Ministério do Turismo pretende treinar 306 mil trabalhadores para o mundial.

Quem trabalha no setor de hotéis e restaurantes pode fazer um curso gratuito sobre como atender os turistas durante a Copa do Mundo de 2014. O programa de qualificação do Ministério do Turismo é voltado para diversas funções no setor hoteleiro e gastronômico. O ministério planeja treinar 306 mil trabalhadores. Em São Paulo, estão disponíveis 1.700 vagas para profissionais que já estejam empregados na cadeia produtiva da área.

As inscrições são intermediadas pelos próprios hotéis. Os interessados preenchem as fichas de cadastro no hotel em que trabalham. Se não houver a ficha no estabelecimento, devem falar com o setor de recursos humanos. Não haverá processo seletivo e os organizadores do curso vão escolher as primeiras 1.700 fichas.

O curso prepara profissionais das funções de garçom, arrumadeira, caixa e recepcionista. Parte do curso é online e os alunos recebem apostilas para poder estudar em casa. Há apenas quatro aulas presenciais durante todo o treinamento.

O curso de hotelaria já começou. As aulas se iniciaram nesta semana e vão até setembro. As inscrições para o curso de gastronomia, por sua vez, vão até o fim de junho. As aulas começam em julho.

No ano passado, 900 profissionais na área de hotelaria foram qualificados pelo programa. Essa será a primeira turma de gastronomia. A previsão é que mais 3.400 pessoas sejam treinadas no ano que vem. Quem quiser mais informações pode acessar o site do programa.

Fonte G1