Passageiros podem se cadastrar para receber informações via celular.
Objetivo é reduzir acúmulo de usuários em plataformas.

Da Agência Estado

Metrô ficará mais caro a partir deste domingo (Foto: Arquivo/Paulo Toledo Piza/G1)
Passageiros receberão mensagens de celular informando sobre problemas nos trens do Metrô de São Paulo (Foto: Arquivo/Paulo Toledo Piza/G1)

O Metrô de São Paulo vai começar a enviar no próximo mês mensagens de celular para alertar passageiros sobre problemas nas linhas, incluindo trechos onde trens operam com velocidade reduzida ou mesmo interrupção do funcionamento. O cadastro começa nesta sexta-feira (6), no site do Metrô.

O conteúdo será "personalizado": cada usuário vai receber apenas informações referentes às linhas e estações que estão em seu caminho. O cadastro para receber SMSs começa hoje.

O objetivo do novo serviço é avisar usuários com antecedência sobre problemas na rede, para que eles possam organizar-se melhor, optar por outros meios e minimizar transtornos – optando, por exemplo, por ir de ônibus. Para a rede de metrô, um dos benefícios é contribuir para que as estações não fiquem superlotadas.

Os usuários vão receber torpedos do tipo "trens da Linha 1-Azul operam com velocidade reduzida" ou "problema interrompe momentaneamente a circulação na Linha 3-Vermelha". Haverá informações sobre praticamente todas as linhas, com exceção da 4-Amarela, cuja administração é de responsabilidade de uma empresa privada.