A Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP) está com inscrições abertas até o dia 4 de fevereiro para o programa Universidade Aberta à Terceira Idade (UnATI), iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária voltada para maiores de 60 anos.

Segundo a USP, são mais de 700 vagas oferecidas gratuitamente, em atividades como palestras, oficinas e disciplinas de graduação, que serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada, sem necessidade de processo seletivo ou a apresentação de diplomas ou certificados de escolaridade concluída anteriormente – para as disciplinas de graduação é necessário ter ensino médio completo.

Neste primeiro semestre, além do aumento no número de vagas oferecidas nas atividades de inclusão digital, o programa terá novidades com a realização de oficinas de atividade física voltadas para as necessidades dos idosos, como pilates e exercícios para prevenção e controle de doenças crônicas, entre outras especialidades.

Com início na primeira quinzena de março e término na segunda quinzena de junho, as oficinas serão realizadas semanalmente com diversos assuntos como: “Idosos on-line”, “Promovendo a saúde e qualidade de vida: o movimento do corpo como prática da atividade física”, “Turismo social – Viver São Paulo”, “Cuidados com medicamentos” e “Conversas sobre memória”.

As palestras serão realizadas nos meses de março, abril e maio, abordando os temas: “Quem cuidará da gente em 2030?”; “A reflexologia como recurso para o alívio da dor e estímulo ao conforto”, “Sono: necessidade ou prazer?” e “Jogo da memória”.

As disciplinas de graduação oferecidas são: Abordagem Geográfica do Lazer e Turismo; Cartografia Temática; Processos Patológicos no Envelhecimento II; Ciclo de Vida; O Uso de Imagens no Ensino de Ciências; Sexualidade e Envelhecimento; Natureza e Tipos de solos; Poder Público e Terceiro Setor. As aulas começam no início de fevereiro e terminam em julho.

As inscrições para as oficinas, palestras e disciplinas de graduação poderão ser feitas das 9 às 16 horas na Comissão de Cultura e Extensão Universitária da EACH, que está localizada na Av. Arlindo Bettio, 1000, em Ermelino Matarazzo, com acesso pelo trem da CPTM pela Linha F-Estação USP Leste, e de ônibus, pelo acesso à Av. Assis Ribeiro.

Mais informações: ccex-each e (11) 3091-1016.

3/2/2011

Agência FAPESP