lista.jpg
spacer.gif
A FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos acaba de divulgar um relatório com o perfil de 500 empresas contratadas até outubro de 2010, responsáveis por 695 projetos apoiados pelo Programa de Subvenção Econômica à Inovação. Foram analisados dados como porte, faturamento e área de atuação, entre outros.

Empresas de pequeno porte e pequenas empresas representam 60% do total. As grandes empresas, com faturamento acima de R$ 300 milhões, respondem por 5% da carteira.

Quanto à classificação por Setor da Economia, as maiores ocorrências são nas áreas de serviços de TI e fabricação de produtos de informática, eletrônicos e ópticos.

Geograficamente, o Sudeste participa com 57% das empresas, o Sul com 25%, o Nordeste com 12%, o Centro-Oeste com 4% e o Norte com 2% do total. Os cinco estados com maior número de empresas apoiadas são: São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

No que se refere à distribuição por idade, em 2009, 49% das empresas tinham menos de 10 anos; e seis, ou seja, pouco mais de 1%, tinham mais de 50 anos de idade.

Quanto à natureza jurídica, 77% são sociedades empresariais limitadas. As sociedades anônimas fechadas representam 19% e as abertas, 2%.

O programa de Subvenção teve sua primeira chamada pública lançada em 2006. Desde então houve editais todos os anos. O relatório considera todas as empresas que estavam aptas e foram contratadas nos editais de 2006, 2007 e 2008. O edital de 2009 ainda tem 40 projetos aprovados em contratação.

Leia o relatório completo