– A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) entregou, na última sexta (21/5), a Premiação de Inventores 2010 destinada a pesquisadores e institutos cujas pesquisas geraram descobertas que foram patenteadas e que trouxeram benefício à sociedade.

Em sua terceira edição, o prêmio organizado pela Inova Unicamp contemplou três categorias. O “Prêmio Inventor com Produto Incorporado ao Mercado” ficou com o professor Wilson Jardim, do Instituto de Química (IQ), pela tecnologia Fentox, comercializada pela empresa Contech, e com o professor Fernando Galembeck, também do IQ, pelo uso da tecnologia Imbrik, comercializada pela empresa Orbys.

O IQ e a Faculdade de Engenharia Química (FEQ) foram vitoriosos na categoria “Prêmio Destaque em Proteção à Propriedade Intelectual”. O IQ foi escolhido por ser a unidade com maior número de pedidos de patentes no período de 2008/2009, com 30 pedidos de patentes. A FEQ foi indicada por ter tido o maior crescimento em número de pedidos de patentes.

A terceira categoria, “Menção Honrosa por Tecnologia Licenciada”, contemplou 24 pesquisadores e docentes de seis unidades e um centro de pesquisa da Unicamp, com tecnologias licenciadas nos anos de 2004, 2005, 2006 e 2009.

Mais informações:

 

www.unicamp.br/unicamp

25/5/2010

Agência FAPESP