Fulbright oferece bolsas nos EUA

A Comissão Fulbright para Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos e o Brasil abriu inscrições até 13 de junho para seleção de profissionais brasileiros do setor público e do terceiro setor (ONGs), em meio de carreira, para participar de programa acadêmico/profissional nos Estados Unidos.

As candidaturas para as Bolsas de Estudo para Aperfeiçoamento Profissional nos EUA – The Hubert H. Humphrey Fellowship Program serão avaliadas pelo comitê de seleção no Brasil, que indicará os candidatos brasileiros ao comitê internacional, responsável pela seleção final em nível mundial. A duração da bolsa – que varia de US$ 1.700 a US$ 2.500 mensais, de acordo com a localidade – é de 11 meses. Há uma série de outros benefícios e auxílios concedidos.

Terão prioridade os candidatos com experiência em trabalho ou atividades relacionadas ao desenvolvimento de comunidade, grupo social, da região ou do país e que não tiveram experiência educacional ou profissional no exterior.

Entre os requisitos exigidos, o candidato deve possuir nacionalidade brasileira e não ter nacionalidade norte-americana, ser graduado em curso com duração superior a quatro anos, comprovar no mínimo cinco anos de experiência profissional, até agosto de 2011, e ter fluência em inglês.

O candidato deve submeter sua candidatura e enviar documentação exclusivamente pela internet. Os selecionados para entrevista deverão apresentar resultado de teste preliminar de proficiência de inglês (TELP, TOEFL ou IELTS).

A critério do comitê os candidatos que não tiverem proficiência mínima em inglês exigida podem ser recomendados para programas de treinamento intensivo do idioma, com duração de 20 a 25 semanas em universidade norte-americana.

O candidato precisa comprovar atuação em uma das áreas do programa.

Mais informações e inscrição: www.fulbright.org.br/bolsas30.html

Agência FAPESP