O presente Edital visa premiar 60 (sessenta) iniciativas de mídia livre realizadas por Pontos de Cultura e/ou instituições da sociedade civil sem fins lucrativos, legalmente constituídas, que desenvolvem diretamente ou apóiam iniciativas de mídia livre.

 

2.1.1 – Os prêmios dividem-se em duas categorias:

 

1) 20 (vinte) prêmios no valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais) destinados a iniciativas de alcance e repercussão regional/nacional; e

2) 40 (quarenta) prêmios no valor de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) destinados a iniciativas de alcance e repercussão local/estadual.

 

2.2. – São consideradas iniciativas de mídia livre toda e qualquer iniciativa que articule comunicação e outras áreas do  conhecimento, fazendo uso de suportes analógicos e/ou digitais, não possuindo financiamento direto e subordinação editorial a empresas de comunicação legalmente constituídas, e que agreguem e priorizem ações colaborativas e participativas, interatividade e atuação em rede na produção e difusão de conteúdos em formato livre através de diferentes suportes de mídia (áudio, imagem, texto, vídeo e multimídia).