11/3/2010

Agência FAPESP – Estão abertas as inscrições para o Programa “Para Mulheres na Ciência”, promovido pela L’Oréal Brasil, pela Organização das Nações Unidas para a Ciência e a Cultura (Unesco) e pela Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Trata-se de uma premiação voltada a jovens pesquisadoras brasileiras que tenham completado o doutorado entre 2004 e 2010. As candidatas vão disputar sete bolsas-auxílio, cada uma no valor equivalente a US$ 20 mil e destinadas a quatro áreas do conhecimento: ciências biomédicas, biológicas e da saúde (quatro bolsas), ciências matemáticas, ciências físicas e ciências químicas.

A comissão julgadora será coordenada pelo professor Jacob Palis Júnior, presidente da ABC, e terá um representante da Unesco, um da L’Oréal e oito pesquisadores indicados pela ABC, entre eles quatro brasileiras contempladas pelo L’Oréal/Unesco for Women in Science Internacional: a geneticista Mayana Zatz, a física Belita Koiller, a bióloga Lucia Previato e a astrônoma Beatriz Barbuy.

Criada em 1988, a versão internacional do programa premia anualmente uma pesquisadora em cada continente com o valor de US$ 100 mil. Em 2000, foi lançado o L'Oréal/Unesco Fellowship Program, que oferece três bolsas de pesquisa e especialização, por continente, para jovens cientistas.

O programa brasileiro foi iniciado em 2006 e já premiou 26 pesquisadoras. Seu objetivo é estimular a presença da mulher no desenvolvimento científico mundial e fornecer incentivo a projetos de pesquisa que apresentem relevância.

As inscrições vão até o dia 8 de maio e podem ser feitas no endereço: http://loreal.abc.org.br