A FINEP acaba de lançar um edital oferecendo R$ 14 milhões para apoiar redes de pesquisa e desenvolvimento tecnológico nas áreas de hidrologia, hidráulica e hidrogeologia. Os recursos não reembolsáveis (que não precisam ser devolvidos) são oriundos do CT-Hidro – Fundo Setorial de Recursos Hídricos.
 
Os projetos devem ter como objetivos específicos, entre outros, a geração de conhecimento voltado para o uso sustentável da água e a proteção dos ecossistemas. Será estimulada a formação de redes voltadas para quatro temas: Hidráulica Fluvial, Estuarina e Costeira e Hidráulica de Condutos Forçados; Hidrologia Regional; Bacias Representativas Urbanas e Rurais;e Hidrogeologia Urbana e Regional.
 
As instituições interessadas têm até 23 de março para apresentar sua candidatura, indicando o tema específico, sua proposta de orçamento e de coordenador. Uma mesma instituição poderá se candidatar em até dois temas, desde que envie um Formulário de Seleção específico para cada um, e que os responsáveis pela coordenação das propostas sejam distintos. Por exemplo: uma unidade de pesquisa (um departamento de uma universidade) poderá candidatar-se para participar de dois temas, desde que as equipes sejam distintas.
 
Cada proposta de rede deve ter valor mínimo de R$ 1 milhão e poderá ter até 10 subprojetos.
(1/3/2010)