bola-cristalO fim do ano já está chegando. E junto com ele já começam a pipocar as listas de tendências  para 2010. Já falamos aqui sobre as apostas em mídias sociais. Enquanto isso, o Eric Schimdt, do Google, foi além, e andou alardeando suas previsões para os próximos 5 anos.  Seguindo esta outra tendência (a de tentar prever o futuro), o Entrepreneur também fez a sua listinha, baseado no mercado norte-americano. Confira abaixo:

Calmaria econômica – Depois do ápice da crise, grandes investimentos e estímulo ecônomico levarão a uma estabilização do mercado. Os empreendedores precisarão aprender a lidar com a calmaria e a falta de novidades.

Sustentabilidade – A economia verde é vista como grande fomentadora de negócios no ano que vem. A previsão é de que apenas nos Estados Unidos, 1.6 bilhões de dólares serão investidos no setor.

Mercado da terceira idade – Produtos para baby boomers serão colocados no mercado, junto com serviços de saúde e instalações. O atendimento ao idoso americano já é um dos 10 setores com maior índice de empregabilidade no país.

Descontos – Após a crise, as pessoas passaram a consumir menos bens não-duráveis, diminuindo as vendas de alimentos em 30%, o que levará a uma queda de preços.

Negócios locais – A cada 100 dólares gastos em uma empresa local,  cerca de 68% do valor volta para a comunidade. E as pessoas estão percebendo os benefícios disso.

Educação – Devido às altas taxas de desemprego, muitos profissionais estão buscando maior capacitação. O crescimento previsto no setor é de 4.9%.

Álcool – Para afogar as mágoas da crise, a indústria de bebida álcolica movimentou 455 bilhões de dólares nesse ano. A cerveja e o vinho estão entre os mais vendidao.

Pets – Os bichinhos de estimação renderam 43 bilhões e 2009 e devem continuar bombando no ano que vem.