Capes e CNPq incentivam a publicação de periódicos científicos

O Ministério da Educação, por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal (Capes), e o Ministério da Ciência e Tecnologia, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), lançaram edital para apoiar e estimular a editoração e a publicação de periódicos científicos brasileiros em todas as áreas do conhecimento. A data limite para o envio de propostas é 9 de novembro, exclusivamente pela internet.

Para concorrer, o candidato deve ter título de doutor, ter seu currículo cadastrado na Plataforma Lattes e ser, obrigatoriamente, coordenador de apenas um projeto.

Já o periódico deve, entre outras exigências, ser mantido e editado por instituição, associação ou sociedade científica brasileira sem fins lucrativos; estar indexado em indexadores relevantes e reconhecidos pela comunidade científica e tecnológica; estar classificado no Qualis da Capes na área ou subárea do conhecimento para a qual esteja se candidatando e/ou estar indexado na base de dados SciELO; ter mais de 80% de artigos científicos e/ou técnico-científicos publicados e gerados a partir de pesquisas originais; ter circulado de forma regular nos dois anos imediatamente anteriores à data da solicitação (ou seja 2007-2008); e possuir número internacional normatizado para publicações seriadas (ISSN).

As propostas aprovadas serão financiadas no valor estimado de R$ 5 milhões, sendo 50% proveniente da Capes e 50% do CNPq.

Veja o edital.