Tecnologia interage com a câmera do iPhone 3GS, com o GPS e com a bússola para mostrar em tempo real a localização das agências bancárias mais próximas, com o usuário em movimento

A Insula liberou em (23/9) um vídeo que mostra a demonstração de seu próximo aplicativo para iPhones 3GS, o Presença, do Bradesco. Segundo a empresa, trata-se do primeiro aplicativo do Brasil que usará a tecnologia de realidade aumentada com a integração da câmera do aparelho com a bússola e o GPS. Com essa tecnologia, o aparelho faz uma espécie de leitura das imagens, em conjunto com GPS e bússola para guiar o usuário até o endereço desejado.

Quem tiver o aplicativo instalado – no iPhone 3GS – poderá encontrar agências bancárias, postos de atendimento e caixas eletrônicos espalhados pela cidade. De acordo com o gerente de projetos da Insula, Fabiano Alves, o aplicativo foi enviado para a loja de aplicativos da Apple, a App Store, e aguarda aprovação.

003.png

Realidade aumentada mostra a posição e a distância de locais em tempo real

O grande diferencial do aplicativo é a forma com que são exibidas as buscas. Quando a câmera é ativada, o Presença mostra em tempo real a distância e a posição dos locais procurados. Conforme o usuário se desloca, os indicadores se movimentam automaticamente na câmera do iPhone.

Quando apontado para baixo, o acelerômetro do aparelho identifica a posição e o aplicativo mostra uma espécie de roda dos ventos. Ela indica a direção correta que o usuário deverá percorrer para chegar ao seu destino.

002.png

Roda dos ventos mostra a direção a ser percorrida pelo usuário

A mesma tecnologia de realidade aumentada é usada por um aplicativo do metrô de Paris, na França. Os usuários recebem as informações das estações mais próximas na tela do iPhone. Confira o aplicativo em ação no vídeo abaixo.